Get Adobe Flash player
Análise Técnica na Fruticultura
Apoio

Doenças/Manejo

Fundecitrus e Bayer CropScience firmam acordo de R$ 3 milhões

Fonte: RuralBR
A Bayer CropScience e o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) anunciaram um contrato de parceria que prevê investimento de R$ 3 milhões em pesquisas em citrus, cujo principal objetivo é buscar novas formas de controle do greening (HLB), principal praga dos pomares. O projeto foi batizado de "Citrus Unidos" e se estenderá até 2018.

Leia mais...

 

Secretaria da agricultura do Rio de Janeiro faz barreiras sanitárias para conter Sigatoka Negra

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Técnicos da defesa sanitária vegetal, da secretaria estadual de Agricultura do RJ estão monitorando o foco da Sigatoka Negra, doença que ataca a cultura da banana, detectado no município de Parati, no Sul fluminense. As plantas infectadas com o fungo Mycosphaerella fijiensis, foram encontradas às margens da Rodovia Rio - Santos, a dois quilômetros da divisa com São Paulo, estado onde a praga está presente.

Leia mais...

 

Pesquisa quer usar odor da Goiaba como repelente da maior praga da Laranja

Fonte: Fundecitrus

Uma pesquisa desenvolvida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) observou que a goiaba libera um odor que repele o psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening (HLB), pior doença da citricultura. Agora, os pesquisadores buscam uma forma de aplicar este conhecimento no campo. “O objetivo é utilizar um liberador para espalhar os odores da goiaba e repelir o inseto ou impedir sua entrada no pomar de laranja”, diz o pesquisador do Fundecitrus André Signoretti.

Leia mais...

 

Guerra de Insetos: Controle biológico pode reduzir doença em laranjais

Fonte: Globo Rural

O uso de vespas Tamarixia radiata nos pomares de laranja pode ser muito eficaz para combater o greening, principal – e ameaçadora – doença que ataca os pés da fruta.

Pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba (SP), mostra que a seu uso pode reduzir em até 68% a ocorrência da doença.

Leia mais...

 

Míldio da Videira

Fonte: http://www.grupocultivar.com.br

O míldio é a principal doença da videira no Brasil. Causa sérios prejuízos à viticultura em regiões com alta precipitação, principalmente no final da primavera e no verão. É também conhecida como peronóspora, mufa ou mofo. Esta doença é originária da América do Norte, onde sempre ocorreu em videiras selvagens. A introdução do míldio no Brasil ocorreu conjuntamente com a introdução das videiras americanas em São Paulo.

Leia mais...