Get Adobe Flash player
Análise Técnica na Fruticultura
Apoio

Entomologia

Repelente do transmissor do Greening é esperança de citricultores

Fonte: Agrolink

Durante os últimos quatro anos, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) vem desenvolvendo uma pesquisa Matão-SP, onde observou que o inseto transmissor do greening é repelido pelo odor da goiabeira.  Após testes em laboratório, foi confirmado que quase a totalidade da população do psilídeo Diaphorina citri foge de perto da planta para outro lugar com ar puro.

A iniciativa surgiu após ser constatada a baixa incidência de greening em pomares no Vietnã, onde goiabeiras eram plantadas intercaladas com árvores cítricas. Já no Brasil, após observarem os pomares intercalados em Matão, o estudo foi levado para laboratório.

Leia mais...

 

Sistema fará previsão de doenças da Maçã no Sul do Brasil

Fonte: Epagri

Entraram na fase final os trabalhos de instalação e adequação de vinte estações agrometeorológicas telemétricas automáticas que darão sustentação ao sistema de emissão de agroalertas da sarna e mancha da gala da macieira do Sul do Brasil.

Em breve estarão prontas para funcionamento as estações dos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Painel, Fraiburgo, Frei Rogério, Caçador, Rio das Antas e Lebon Regis. Também já estão nos procedimentos finais de instalação as estações de Porto Amazonas, no Paraná, e de Vacaria e Bom Jesus no Rio Grande do Sul.

Leia mais...

 

Anastrepha spp.

Nome popular: mosca das frutas

Descrição e Biologia

Ovo Ao encontrar o local apropriado, a fêmea introduz o ovipositor através da casca no mesocarpo. Em seguida, faz um movimento para alargar o orifício, a fim de fazer uma câmara onde coloca de 1 a 10 ovos, dependendo do fruto. O ovo é alongado, tem 1 mm de comprimento e assemelha-se a uma pequena banana de coloração branca. São colocados verticalmente na câmara. O período de incubação é de 2 a 6 dias.

Leia mais...

 

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS DA FRUTICULTURA É INTENSIFICADO

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), em parceria com a Biofábrica Moscamed e os produtores, inicia no próximo ano a liberação oficial de insetos estéreis nas plantações de manga nos municípios de Dom Basílio, Rio de Contas e Brumado. As áreas compõem o Pólo Frutícola de Livramento de Nossa Senhora, segundo maior produtor de manga do estado, a 720 quilômetros de Salvador.

Leia mais...

 

Manejo Integrado de Pragas na fruticultura

Garantir uma produção com a aplicação de alternativas ecologicamente recomendadas e uso racional de agroquímicos é um dos grandes benefícios do Manejo Integrado de Pragas na Fruticultura. Com essa prática, o produtor faz a instalação de armadilhas no pomar e realiza um controle baseado no número de insetos capturados. Desta forma, o produtor fará uso de medidas de controle somente quando a praga estiver acima dos níveis que poderão comprometer a produção. Além disso, a escolha do produto a ser aplicado levará em consideração a preservação do meio ambiente e a saúde do consumidor.

Leia mais...

 
Mais Artigos...