Get Adobe Flash player
Análise Técnica na Fruticultura
Apoio

Tecnologias

Com formato de pimenta, uva "dedo-de-moça" é novidade no mercado

Fonte:  UOL

Uma uva negra, com formato diferente e muito doce está chamando a atenção no mercado das principais capitais brasileiras.

A "sweet sapphire" (safira doce, na tradução do inglês), que está ficando conhecida como uva dedo-de-moça --por ser alongada como a pimenta de mesmo nome--, é uma variedade sem sementes.

Leia mais...

 

Voestalpine Meincol lança poste de aço para viticultura

Fonte: Grupo Cultivar

A voestalpine Meincol apresenta exclusiva solução para o segmento de viticultura. Trata-se do valeno, postes de aço com tecnologia inovadora e inédita no Brasil e na América do Sul. Trata-se de um perfil em geometria especial produzido em aço galvanizado elaborado especialmente para aplicação em vinhedos. O valeno substitui a madeira e oferece inúmeras facilidades de instalação e de manejo, além de permitir a automação dos processos desde a poda até a colheita.

Leia mais...

 

Americano desenvolve máquina para fazer vinho caseiro

Fonte: BBC

Greg Snell, 47 anos, é o inventor do WinePod, um cilindro de aço de 1,2 metro que pode fabricar 48 garrafas de vinho tinto ou branco.

Depois de colocar as uvas dentro do cilindro, o dispositivo fornece informações sobre a quantidade de açúcar das uvas e sua temperatura. O cilindro também pode ser ligado a um computador comum e um software guia o usuário durante o processo de fabricação.

Leia mais...

 

Nutrição diferenciada contribui para intensificação e uniformidade da coloração da Uva de mesa

Fonte: Grupo Cultivar

Quando o consumidor vai ao mercado comprar uvas, as características mais observadas são a cor, o aroma, a firmeza e o sabor. Para satisfazer o mercado e aprimorar essas e outras características, técnicas e tecnologias são desenvolvidas constantemente.

O engenheiro agrônomo e consultor de fruticultura temperada da Tradecorp do Brasil, André Guttler, está desenvolvendo um manejo nutricional complementar para melhorar a coloração da uva de mesa, principalmente nas variedades de bagas rosadas e tintas.

Leia mais...

 

Estudo com o DNA revela que micro-organismos são essenciais para sabor do vinho

Fonte: Globo Ciência

Os vinhos franceses são mundialmente conhecidos pelas suas características únicas, assim como seu alto valor comercial. A explicação dos produtores franceses para essa qualidade de vinhos estaria no terroir, um conceito subjetivo que combina particularidades de solo, clima, geologia e variedades de uvas. Porem, uma pesquisa americana publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” por David Mills, acabou de acrescentar um novo elemento, diga se de passagem não tão charmoso quanto o terroir, às chances de sucesso de um vinho: a composição de micro-organismos presentes na casca da uva. Segundo o estudo publicado, bactérias e fungos são tão fundamentais quanto o próprio terroir.

Leia mais...

 
Mais Artigos...