Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

Aceitação sensorial de marinados de camarão-cinza

Ao longo da história foram desenvolvidas várias técnicas para aumentar a vida útil de alimentos perecíveis. Salga, defumação e marinação são bem aceitas pelos consumidores por conferirem melhor sabor e textura aos diferentes tipos de pescado. Marta Freitas e Paulo Oliveira-Filho, da UFRPE, avaliaram a técnica de marinação em camarões-cinza (Litopenaeus vannamei), utilizando três diferentes concentrações de ácido acético (55, 65 e 75%). A marinação proporcionou bom rendimento durante o processamento e boa aceitação sensorial, independente da concentração de ácido. Para elaborar marinados de camarão-cinza, os autores sugerem a concentração mínima de 65% de ácido acético, que resulta em bom rendimento, melhor estabilidade do pH e boa aceitação sensorial.

O resultado da avaliação sensorial para o quesito “cor” dos marinados não apresentou variação entre as diferentes concentrações de ácido acético testado, recebendo notas entre 7,6 a 7,8, que equivale a “gostei moderadamente”. O odor e a textura também receberam notas que corresponderam a “gostei moderadamente”. Com relação ao sabor e a aceitação global, receberam notas correspondentes a “gostei ligeiramente”. Além de ácido acético, outros ingredientes foram adicionados nas mesmas proporções na marinação: cloreto de sódio, pimenta do reino-preta em pó e louro em pó. Na etapa de substituição por óleo comestível, foi preparada uma solução semelhante de azeite de oliva juntamente com de sal, de pimenta do reino preta em pó e um composto de coentro, alho e cebola desidratados.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Foto: Anna Vocino