Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

Biologia

Estudo mostra que camarão seco comercializado em Cruz das Almas (BA) pode colocar a saúde do consumidor em risco


Na culinária baiana, o camarão salgado, seco e defumado (CSSD) é muito utilizado no preparo de pratos típicos, como o acarajé. Grande parte desse produto é comercializada em feiras livres ou mercados municipais. O camarão comercializado in natura é muito perecível, por isso alguns métodos de conservação são necessários para aumentar a vida útil do produto. Salga, secagem e defumação são empregadas para reduzir a quantidade de água, inibindo o crescimento de microorganismos. Um estudo recentemente publicado por Norma Barreto e colaboradores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) avaliou a qualidade microbiológica e físico-química do CSSD comercializado no mercado municipal e feira livre de Cruz das Almas, Recôncavo da Bahia. O CSSD comercializado em Cruz das Almas apresenta alta carga microbiana com a presença de patógenos, podendo ser um risco para a comunidade que o consome sem tratamento térmico posterior.

Leia mais...

Tubarão-da-groelândia é considerado o vertebrado mais velho do planeta Terra

Fontes: BBC, Oeco

O tubarão-da-groelândia (Somniosus microcephalus) é uma espécie amplamente distribuída no norte do Oceano Atlântico e Oceano Ártico, habitando desde a superfície até os 1800 metros de profundidade. Podem chegar até os 5 metros de comprimento, sendo considerado o maior peixe registrado nas águas árticas. Já era conhecido que esses tubarões apresentavam uma taxa de crescimento muito baixa, mas até agora nunca tinha sido possível mensurar a idade dos indivíduos desta espécie. Técnicas já aplicadas em outros peixes, como contagem de anéis de crescimento em otólitos ou em calcificações de tecidos não são possíveis de serem utilizadas com esta espécie por não apresentarem estruturas rígidas no corpo, onde camadas de crescimento se acumulariam. Em pesquisa recentemente publicada pela revista Science, pesquisadores dinamarqueses conseguiram determinar a idade de 28 indivíduos de tubarões-da-groelândia utilizando datação por radiocarbono. A equipe descobriu que eles crescem aproximadamente 1 centímetro por ano, e alcançam a maturidade sexual apenas aos 150 anos de idade. Com esses dados e o tamanho já conhecido de filhotes recém-nascidos, 42 centímetros, puderam traçar uma curva de crescimento para a espécie.  Os resultados indicaram que eles vivem em média 272 anos, e são capazes de chegar até os 400 anos.

Leia mais...

Musculação aliada ao consumo de óleo de peixe promete melhorar a saúde de idosas

Meninas da terceira idade fiquem atentas!

O óleo de peixe é rico em ômega 3, conhecido por contribuir para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Cintia Rodacki e colaboradores da UTFPR investigaram, em 2015, o efeito crônico da óleo de peixe e o treinamento resistido (musculação) nos parâmetros sanguíneos (glicemia, triglicérides e HDL, LDL colesterol VLDL) de mulheres idosas. Os resultados mostraram que a ingestão de duas cápsulas de óleo de peixe por dia, aliada ao treinamento de musculação três vezes por semana, promove a redução dos níveis de gordura no sangue, o aumento do bom colesterol HDL, e a diminuição do nível de açúcar no sangue responsável por regular a diabete. A receita da jovialidade das moças da terceira idade!

Leia mais...

Pesquisadores validam o uso de Foto-ID das placas faciais de tartarugas verdes para estudos em longo prazo

A foto-identificação (Foto-ID) tem sido cada vez mais utilizada como uma ferramenta confiável para rastrear indivíduos ao longo do tempo, fornecendo conhecimentos essenciais da dinâmica populacional de uma espécie. Em pesquisas com tartarugas marinhas, o uso dos padrões das placas faciais foi proposto e testado como um meio confiável para o reconhecimento individual. Como tartarugas marinhas são indivíduos migratórios e longevos, a estabilidade temporal desses padrões deve ser confirmada para validação do método.  Pesquisadores do Observatório de Tartarugas Marinhas da Ilha da Reunião aplicaram o método de foto-ID em tartarugas verdes (Chelonia  mydas) fotografadas entre 2008 e 2015. A estabilidade dos padrões das placas faciais validaram o uso dessas estruturas como marcas naturais para o contínuo reconhecimento individual em estudos de longo prazo, com potencial para revolucionar a coleta de dados e monitoramento.

Leia mais...

Novo tratamento promete melhorar a segurança microbiológica do camarão minimamente processado

A segurança dos alimentos é um importante tema de saúde pública. Alimentos considerados frescos, como o camarão, passam por poucos métodos de conservação e podem ficar susceptíveis à ação microbiana e crescimento de patógenos.  Um dos métodos de conservação que vem se destacando é uso de ácidos orgânicos e seus sais. Com intuito de se aumentar a qualidade do camarão embalado vendido nos mercados, pesquisadores e acadêmicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no município de Mossoró – RN, testaram a influência do tratamento por imersão em ácido lático, lactato de sódio e ácido cítrico na contagem de Staphylococcus spp. de camarão minimamente processado embalado a vácuo estocado em refrigeração.  Os resultados mostraram que essa é uma alternativa viável para aumentar a qualidade e a segurança microbiológica deste produto.

Leia mais...

Mais Artigos...