Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Ecologia

Ecologia alimentar: o caminho da bioacumulação de metais pesados em golfinhos

Golfinhos são considerados bons bioindicadores do nível de contaminação dos ecossistemas marinhos. Sua plasticidade alimentar e trânsito entre áreas costeiras e oceânicas fornecem informações sobre os níveis de elementos traço originados de fontes naturais e antrópicas. Gilberto Baptista e colaboradores investigaram os níveis de Mercúrio (Hg) e Selênio (Se), a ecologia trófica e as áreas de alimentação de quatro espécies de golfinhos que habitam a costa do Rio de Janeiro: golfinho-nariz-de-garrafa, toninha, golfinho-de-dentes-rugosos e boto-cinza. O estudo mostrou que o tamanho das presas e a ecologia alimentar são os responsáveis pelas diferenças nas concentrações de Hg e Se entre as espécies. A toninha, um pequeno cetáceo costeiro vulnerável que se alimenta de peixes pequenos e lulas, apresentou as menores concentrações musculares de Hg. Já o golfinho-de-dentes-rugosos, que preda sobre grandes peixes oceânicos e que tem maior probabilidade de absorver grandes quantidades de oligoelementos, apresentou as maiores concentrações. A contribuição materna de Hg através da placenta foi mais significativa no boto-cinza.

Leia mais...

Estudo utiliza poluentes emitidos por termelétrica do RS na biofixação de CO2 e crescimento de microalgas

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre aumentou significativamente desde 1800. Dessas emissões, aproximadamente 22% são causadas pelas usinas termelétricas. A queima de combustíveis fósseis também produz uma grande quantidade de resíduos sólidos, que causam sérios problemas industriais e ambientais. A lixiviação das cinzas das áreas de descarte pode fazer com que elementos menores, como os metais pesados, entrem no lençol freático, contaminando fontes atuais e potenciais de água e possivelmente ingressando na cadeia alimentar através das plantas. Pesquisadores dos Laboratórios de Engenharia Bioquímica e Microbiologia e Bioquímica da FURG avaliaram o potencial de biofixação de CO2 das microalgas e cianobactérias que foram cultivadas com efluentes gasosos e resíduos sólidos da Usina Termelétrica do Presidente Medici, localizada em Candiota (RS), que emite anualmente cerca de 2,234 milhões de toneladas de CO2 devido à queima de carvão.

Leia mais...

O impacto do TOBE no comportamento de curto prazo da baleia franca austral

O Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE) é uma das atividades turísticas que mais cresce em todo o mundo, movimentando mais de US$ 2 bilhões por ano. Estima-se um público de 13 milhões de pessoas em 119 países distintos. Esta atividade traz não somente empregos (13.200 pessoas) e benefícios econômicos para as comunidades locais, mas também incentivam a conservação de baleias. Um estudo feito na Península de Valdez, Argentina, liderado pelo Centro para o Estudo de Sistemas Marinhos (CESIMAR – CENPAT), analisou o efeito causado pelo som dos motores e as manobras das embarcações durante a aproximação da baleia franca austral. Os resultados mostraram que as baleias reagem negativamente a abordagens inadequadas com motores ligados, se afastando e mesmo evitando a embarcação. Já com os motores desligados, as baleias mostraram um comportamento positivo, se aproximando do barco e buscando contato de forma espontânea.

Leia mais...

Na Praia da Pinheira, óleo de fritura vira biodiesel e gera economia para os pescadores artesanais

A reutilização de resíduos para a geração de energia, em especial a produção de biodiesel a partir de óleos residuais de fritura, desempenha um papel importante na sustentabilidade ambiental. Elisa Moecke e colaboradores da UNISUL e da UFSC avaliaram uma usina de produção de biodiesel em pequena escala na Praia da Pinheira, SC, que utiliza óleo residual de fritura de restaurantes e residências. A Usina tem capacidade para produzir 200 litros de biodiesel por dia, servindo como uma fonte de renda e desenvolvimento para a comunidade. O fornecimento de biodiesel como combustível para as embarcações artesanais locais representa uma economia de cerca de 15% para os pescadores.

Leia mais...

Estado de degradação e conservação dos manguezais brasileiros

Os manguezais, mesmo com importantes funções sociais e ecológicas amplamente relatadas, são um dos ecossistemas costeiros mais impactos pelas atividades antrópicas. Apesar da existência de uma severa legislação de proteção dos manguezais brasileiros grande parte deles se encontram altamente impactados. Pesquisadores do Instituto do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará realizaram uma revisão bibliográfica sobre a tema a fim de levantar informações sobre o atual nível e as perspectivas de degradação e conservação dos manguezais brasileiros. Os levantamentos mostraram que a implementação de projetos de carciniculturas e a ocupação urbana e industrial nestas áreas são alguns dos fatores que levaram a destruição de mais de 50 mil hectares (cerca de 4% da área total dos manguezais do país) no decorrer das últimas três décadas.

Leia mais...

Mais Artigos...