Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Variações de longo prazo da pesca no extremo sul do Brasil

Em dezembro do ano passado, os pesquisadores da FURG Manuel Haimovici e Luis Gustavo Cardoso publicaram uma revisão sobre o ciclo de vida, a pesca e a gestão dos principais recursos pesqueiros da Lagoa dos Patos e das águas costeiras adjacentes: bagre, miraguaia, raia viola, corvina, castanha, pescadinha real, maria-mole, anchova, tainha, camarão rosa e siri azul. Nas últimas décadas, os desembarques de peixes no Rio Grande diminuíram mais de 60% e os principais  recursos pesqueiros estão sobreexplotados. A proteção legal tem se revelado insuficiente e a pesca intensa por parte de um grande número de embarcações industriais e de pequena escala ainda continua. O futuro dos recursos pesqueiros estuarinos e costeiros é incerto e é improvável a recuperação das grandes espécies de ciclo de vida longo que ocupam os níveis tróficos superiores.

Os estoques dos peixes de grande porte e de crescimento lento, como bagre, miraguaia e raia viola, caíram no início dos anos 80. O estoque de camarão rosa foi reduzido pela intensa pesca de subadultos no estuário e de adultos no mar. A corvina, pescadinha real, castanha e a maria-mole, que em conjunto representam mais de metade dos desembarques de peixes marinhos locais, estão sobreexplotadas. Estas espécies da família Sciaenidae são mais resistentes à pesca intensa quando comparado com outras famílias por causa de sua maturação precoce e alta fecundidade, mas altas taxas de exploração são insustentáveis ​​a longo prazo. Os peixes pelágicos migrantes, anchova e tainha, e o siri-azul estão no limite de exploração.

Foto: Fábio Dutra

Clique aqui para baixar o artigo.