Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

CyberTracker, uma ferramenta inovadora para o mapeamento de recursos pesqueiros

A participação de comunidades locais na gestão dos recursos marinhos contribui para a sua sustentabilidade e a longevidade em diversas áreas costeiras. Em uma comunidade pesqueira do norte do Moçambique, apesar das mulheres serem as principais fornecedoras de alimento e renda, pouco participam da tomada de decisão sobre a gestão das pescarias. A pesquisadora Sophie Paul e colaboradores avaliaram o uso de smartphones como ferramenta para que as pescadoras mapeassem áreas de pesca pouco conhecidas. Além de demonstrar seu conhecimento ecológico local, as informações serviram de ponte para o envolvimento das mulheres na elaboração de um plano de manejo espacial da pesca. Os pesquisadores concluíram que o mapeamento baseado na comunidade através de ferramentas simples desenvolvidas nessa pesquisa pode ajudar a conectar os grupos comunitários locais e os sistemas formais de governança, fornecendo um exemplo positivo e prático de co-gestão.

As pescadoras foram treinadas para usar smartphones com o software CyberTracker para mapear os pontos de pesca em sua aldeia e as localizações dos recursos pesqueiros mais importantes para seus meios de subsistência, incluindo polvo, ostras e outros bivalves. Foram realizadas entrevistas e grupos focais ao longo do processo de mapeamento para verificar o uso e o interesse das mulheres pela tecnologia. Devido à sua interface de usuário baseada em ícones, provou ser adequado para trabalhar em comunidades com baixa escolaridade. O CyberTracker é eficaz como um método de recolha de dados GPS, especialmente em combinação com mapeamento participativo. Os mapas podem ser facilmente gerados a partir dos dados e são úteis como uma ferramenta de comunicação com atores externos do governo e ONGs. Além disso, os mapas poderiam apoiar reclamações de áreas de uso de recursos para as autoridades, bem como ajudar a estabelecer Áreas Marinhas Localmente Gerenciadas (LMMAs). Os aplicativos podem ser facilmente adaptados, o que oferece a possibilidade de incluir mais dados, como taxas de captura, e mapear outros locais de uso de recursos.

Leia o artigo clicando aqui.

Foto retirada do artigo.