Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

Internacional

II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais

Fonte: GIAL.

Durante os dias 3, 4, 5, 6 e 7 de maio de 2016 será realizado na cidade de Florianópolis (Brasil), o II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os Serviços Ecossistêmicos das Costas e Oceanos (GIAL 2016), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede Ibero americana de Manejo Costeiro Integrado (IBERMAR), em colaboração com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Cádiz (UCA). A realização do evento é de grande relevância para a construção conjunta dos conhecimentos sobre a costa, o mar e sua gestão. Assim, o GIAL 2016 se entende como uma plataforma para a divulgação, discussão, intercâmbio de conhecimentos, formação e capacitação, para contribuir com o cumprimento dos compromissos globais e regionais assumidos pelos países ibero americanos, relacionados com a gestão integrada e sustentável dos espaços e dos recursos costeiros e marinhos desta região, com vista ao bem estar humano. A comissão organizadora disponibilizará uma inscrição (gratuita) para cada prefeitura de municípios costeiros. Os resumos de trabalhos científicos e técnicos serão aceitos até dia 30 de novembro de 2015.

Leia mais...

A nação dos peixes: do Brasil para o mundo

Fonte: MPA

Conheça as dez empresas de pescados selecionadas para representar o Brasil na feira de Bruxelas que acontecerá em abril deste ano.

A  Seafood Expo Global 2015, que será realizada entre os dias 21 e 23 de  abril em Bruxelas, na Bélgica, vai contar com a participação de dez empresas brasileiras. O evento será uma grande oportunidade para o setor de pescados brasileiro, em especial, para a divulgação de nossas espécies nativas no mercado internacional. Conheça nossas representantes.

Leia mais...

Fish at Night: um simpósio internacional

Quando o sol se põe, a maioria dos ictiologistas arruma seu equipamento e vai para casa. No entanto, este é justamente o momento em que muitos peixes são mais ativos. De fato, algumas das maiores migrações do planeta ocorrem à noite, quando os organismos sobem para a superfície, criando pulsos maciços de biodiversidade e biomassa. Em quase todos os ambientes aquáticos, desde as águas pelágicas, passando pelos recifes de coral até as cabeceiras dos córregos, o que se observa de dia pode diferir bastante do que está acontecendo sob a cobertura da escuridão. Em mares polares e em grandes profundidades, "noite" pode abranger, meses ou anos. Os peixes e os pescadores nestes sistemas escuros adotaram táticas e estratégias que se aproveitam das condições de pouca luz, e seu estudo pode oferecer soluções para os problemas em habitats mais quentes, mais rasos. Este simpósio espera proporcionar um fórum para melhorar a nossa compreensão dos padrões e processos que operam em ecologia de peixes e da pesca durante a escuridão.

 

Leia mais...

Competição Mundial de Pesca do Bacalhau

Durante séculos, pescadores de toda a Noruega têm ido para as Ilhas Lofoten entre janeiro e março para participar das grandes pescarias do bacalhau da região. Durante esses meses, o bacalhau do Mar de Barents nada em direção ao sul para a desova ao longo das ilhas, e o mar fica forrado de peixes. Enquanto os pescadores profissionais estão no mar ganhando a vida, as equipes de pescadores esportivos de todo o mundo se reúnem na Competição Mundial da Pesca do Bacalhau, atraídos pela perspectiva de bater o atual recorde. Mais de 500 pessoas participaram em 2013. O prêmio é dividido em duas classes: um para o maior peixe e outro para o maior número de peixes capturados.

Leia mais...

7º Encontro Internacional de Estudantes em Oceanografia Física (IMSPO)

Entre os dias 19 e 21 de novembro de 2014 no Centro de Pesquisa Cientifica e de Educação Superior da Ensenada Baja California (CICESE) no México, ocorre o "7º Encontro Internacional de Estudantes em Oceanografia Física (IMSPO)". O IMSPO reunirá palestrantes e acadêmicos envolvidos em oceanografia física e dinâmica de fluidos. O encontro é organizado por estudantes do departamento de Oceanografia Física do CICESE.

 

Leia mais...

Mais Artigos...