Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Notícias em tecnologia

NOAA realiza prospecção na Fossa das Marianas e transmite dados em tempo real

Fonte: NOAA

No oeste do Oceano Pacífico ao sul do Japão está a Fossa das Marianas. Com 2,55 mil quilômetros de extensão, 69 quilômetros de largura e uma profundidade de 12 km ela marca a fronteira entre duas placas tectônicas. Desde o dia 20 de abril, pesquisadores da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) estão a bordo do navio Okenaos Explorer para uma prospecção de uma área nesta região do Pacífico. E o mais interessante de tudo isto é que a operação está sendo transmitida ao vivo por sistema de streaming. Em alguns horários do dia você pode acompanhar até mesmo vídeos feitos por ROV’s (Veículos Operados Remotamente).

Para acompanhar ao vivo a operação Clique aqui

Para abrir o mapa que rastreia a localização do navio em tempo real Clique aqui

Foto: NOAA

Olhando dentro dos peixes

Usando uma câmera hiperespectral, pesquisadores do Nofima na Noruega podem dizer o que se esconde sob a pele de um peixe, sem precisar usar uma faca

Esta tecnologia, chamada de espectroscopia de imagem, já é utilizada na detecção de parasitas (nematoda) em filés de peixes. Agora também permite fazer análises de sangue e de frescor de um peixe somente tirando uma foto. Fotos em cores normais são compostas por três canais de cor (luz vermelha, verde e azul). Mas com uma câmera especialmente concebida pela empresa Norsk Elektro OPTIKK, é possível tirar fotos através de 216 canais. A câmera também pode detectar a luz visível e infra-vermelha, abrindo um espectro de diferentes análises - desde que você saiba o que está procurando. A Norsk Elektro OPTIKK criou sua primeira câmera hiperspectral em 2003. A máquina é adaptada em uma esteira transportadora de velocidade de 40 cm por segundo - um peixe médio por segundo. "Esta é a velocidade das instalações de filetagem atuais, e tem sido importante para nós ter condições reais de trabalho desde o início", explica um pesquisador. Com as informações fornecidas por espectroscopia, elimina-se muito trabalho desnecessário no caminho do cais até o processamento.

Leia mais...

Rótulos ecológicos no crescimento da aquicultura - o que eles significam?

Desde que o primeiro rótulo ecológico foi lançado na Alemanha, em 1978, chamado "The Blue Angel" (Der Blaue Engel), a utilização de certificação vem se tornando cada vez mais comum. Existem atualmente inúmeros rótulos destinados para a indústria da aquicultura, incluindo o "Aquaculture Sustainability Council (ASC)" - criado pela WWF e IDH (iniciativa Holandesa de Comércio Sustentável), com o objetivo de se tornar a "líder mundial de certificação em programa de rotulagem para pescado produzido em viveiro". Outros rótulos têm um enfoque mais específico, como é o caso do "Programa de Certificação de Qualidade do Salmão (CQS)", do Conselho da Pesca do Mar Irlandês ou a certificação orgânica da "Soil Association", sediada no Reino Unido. Alguns certificadores usam um regime de licenciamento de terceiros e outros são baseados em normas ISO. Independente da forma como é realizada a validação da certificação, os rótulos ecológicos têm o mesmo objetivo: impulsionar a venda de produtos aliada a ética ecológica e social.

Leia mais...

Simulador permite visitar virtualmente uma fazenda de criação de peixes

Além do mundo dos jogos virtuais, a tecnologia 3D passou a ser uma importante ferramenta de pesquisa. Alguma vez você já se perguntou como seria se pudesse ver os peixes nadando ao seu redor? Ou até mesmo ir debaixo d'água e nadar com um salmão de viveiro? Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) desenvolveram recentemente um simulador que permite visitar virtualmente uma fazenda de criação de peixes. O projeto está sendo elaborado com a colaboração de fazendas de salmão localizadas na costa da Noruega central.

Leia mais...

Botas artesanais de couro de raia podem custar até 4 mil reais

Fonte: G1 e SEBRAE.

Foto: OM by PhraseFinder"> botas

No Brasil, o aproveitamento de resíduos de pescados vem ganhando espaço em muitas regiões. A técnica do curtume de couro de peixe vem se tornando alvo da indústria da moda, e os produtos são empregados na confecção de bolsas, cintos, sapatos e acessórios de decoração. No Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande, o empresário Odirlei Martins teve o apoio do SEBRAE para formalizar a sua empresa de botas artesanais feitas a partir de couro de peixes, como pirarucu, tubarão (R$ 1.800,00) e raia (R$ 3.500,00) e hoje tem entre os clientes cantores sertanejos famosos. A pequena fábrica produz cerca de cem pares por mês e a matéria prima utilizada para fabricação é totalmente certificada e possui as devidas autorização do Ibama.

Leia mais...

Mais Artigos...