Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Ecologia

A importância da Reserva Marinha do Mar de Ross

Na semana passada, após anos de negociações, um acordo firmado pela Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCRVMA) determinou a criação da maior área marinha protegida do mundo, na Antártida. A Reserva Marinha do Mar de Ross abrange uma área de cerca 1,6 milhões de quilômetros quadrados e será protegida por 35 anos, contados a partir do dia 1 de dezembro de 2017.  A notícia da criação da reserva está bem difundida, mas afinal, o que faz da área onde a reserva será implantada tão importante para a conservação marinha e o desenvolvimento de estudos climáticos?

Leia mais...

Peixe raro é encontrado na Praia do Campeche em Florianópolis

O peixe da foto foi encontrado em fevereiro deste ano na praia do Campeche, em Florianópolis, pelo professor de química da UDESC Eduardo Pinheiro de Souza. A foto foi enviada para o especialista em sistemática de peixes, o professor Luciano G. Fischer do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O peixe foi identificado como peixe-charuto-do-cabo ou apenas peixe-charuto, Cubiceps capensis, uma espécie rara pertencente à família Nomeidae. O tamanho do peixe foi importante para que se pudesse chegar até a espécie, uma vez que a C. capensis é a única do gênero que atinge este tamanho no Atlântico.

Leia mais...

Transferência de gás carbônico para os oceanos está associada ao comprimento das ondas

Fonte: IOUSP

A acidificação dos oceanos é um desequilíbrio químico causado pelo aumento nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre. Essa alteração é responsável pela diminuição do pH (por isso acidificação) e o aumento da temperatura dos oceanos. Suas consequências nos organismos aquáticos são inúmeras, atingindo desde recifes de corais até predadores topo da cadeia trófica. O gás carbônico, em contato com a superfície dos oceanos, atravessa sua interface e acaba se dissolvendo no mar, por consequência ocorre a dissolução química do carbonato e gera ácido carbônico, ocasionando a acidificação da água. Buscando uma resposta sobre os processos que envolvem o ciclo do CO2 para os oceanos, o pesquisador Fábio Lekecinskas Augusto, do Instituto Oceanográfico da USP, realizou estudos sobre este fenômeno.

Leia mais...

Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas conquista Prêmio Expressão de Ecologia

O Porto de Imbituba em parceria com o Projeto Baleia Franca conquistou o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, com o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, na categoria Conservação da Vida Silvestre. Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da Região Sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e dos três órgãos ambientais públicos do Sul - SEMA/IAP (PR), FATMA (SC) e FEPAM (RS) - que têm representantes no seleto grupo de jurados, que elegeram o seu projeto entre as melhores ações ambientais do Sul.

Leia mais...

Novo guia virtual reúne milhares de informações sobre animais e habitats do oceano profundo

Fonte: MBARI

O catálogo online é fornecido pelo Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), uma organização privada sem fins lucrativos que realiza pesquisas oceanográficas desde de 1987. O MBARI enviou seu primeiro veículo operado remotamente (ROV) para as profundezas do oceano no ano de 1988. Desde então, gravou mais de 24.000 horas de vídeo e coletou diversas informações do fundo dos oceanos, como profundidade, temperatura e concentrações de oxigênio na água. Toda essa informação era exclusivamente para o uso interno do instituto, agora o guia está disponível para o público em geral que pode acessar mais de cinco milhões de informações catalogadas que incluem registros de animais do oceano profundo, habitats, características geológicas e as ferramentas de pesquisa utilizadas.

Leia mais...

Mais Artigos...