Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

Notícias - Pesca artesanal e industrial

A corrida de obstáculos da tainha

Somente nesta sexta-feira (20), cinco dia após a liberação da captura da tainha pela modalidade de emalhe anilhado, foram recebidas as licenças para que 67 embarcações pudessem iniciar a captura da espécie. O número total de embarcações permitidas é de 77 e problemas com os critérios exigidos pela legislação são a possível causa da liberação de um número inferior ao permitido de autorizações. A demora da publicação do prazo para Concessão de Autorização de Pesca Complementar para a captura de tainha com emalhe anilhado e a troca de governo ocasionou um atraso na liberação das licenças, atraso este muito negativo para os pescadores, uma vez que os cardumes encontravam-se parados na costa catarinense nos primeiros dias da abertura da safra para a modalidade.

Leia mais...

MAPA publica enfim portaria que define critérios para a pesca da tainha com emalhe anilhado

Três dias antes do início da safra da tainha para o emalhe costeiro artesanal, o MAPA publica a portaria que estabelece critérios e procedimentos para a concessão de Autorização de Pesca Complementar para a captura de tainha com emalhe anilhado. Serão autorizadas 77 (setenta e sete) embarcações, mantendo o esforço de 2015. Os interessados em obter a autorização de pesca com este petrecho deverão apresentar requerimento específico na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da unidade da federação em que esteja registrada a embarcação no prazo máximo de 05 (cinco) dias, a contar da data de publicação desta Portaria, ou seja dia 17/05, diretamente na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais...

Aumenta consideravelmente a rejeição de lagostas brasileiras nos Estados Unidos

 

Fonte: Seafood

Aumento da fiscalização americana este ano pegou exportadores nacionais de lagosta de surpresa

A fiscalização sanitária americana aumentou consideravelmente, sendo que em março deste ano a Food and Drug Administration (FDA),a Anvisa norte-americana, recusou 208 itens distintos de pescado, um aumento de 36% nas rejeições do mesmo mês do ano passado.

Leia mais...

Oceana convoca Chile a tomar medidas urgentes para a gestão de suas pescarias

Fonte: The fish site

A organização internacional de conservação marinha Oceana está convidando o governo chileno a adotar medidas drásticas nos planos de gestão e recuperação, após os resultados do  Relatório de Pesca do Chile de 2015. Elaborado pela Subsecretaria de Pesca e Aquicultura (Subpesca) , o relatório publicado este ano revelou que mais de 70% das pescarias do Chile estão com os recursos sobreexplorados ou colapsados.

Leia mais...

Pesca ilegal do atum no Pacífico pode custar até US$ 740 milhões

 

E se pudéssemos estimar o quanto nos custa a pesca ilegal?

Não muito perto daqui, os países insulares (compostos por uma ilha ou mais) do Pacífico, divulgaram ontem o   quanto a pesca ilegal do atum em suas águas tem lhes custado. O Oceano Pacífico fornece atualmente cerca de 60% de todo o atum consumido no mundo, sendo a captura da espécie o pilar mais importante da economia de muitos destes países. Por tratarem-se de ilhas, estas nações possuem uma extensa área de pesca, que em conjunto com a falta de recursos para um monitoramento eficiente nessas áreas, torna a pesca ilegal na região bem atrativa. Pensando nessa dificuldade e neste importante recurso, um novo relatório coordenado pela Forum Islands Fisheries Agency (FFA) foi lançado ontem (15/03). O relatório é resultado de um grande estudo no Pacífico e á visto como a primeira tentativa de quantificar o impacto das atividades de pesca ilegal do atum no Pacífico.

Leia mais...

Mais Artigos...