Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Estante do Observatório

Guia de campo: vegetação e peixes das lagoas costeiras de Santa Catarina

O litoral de Santa Catarina é diverso em paisagem e ecossistemas. Costões rochosos, praias arenosas, dunas, manguezais, lagoas costeiras, contracenando com florestas sobre as encostas do relevo e sobre as planícies quaternárias, constituem importantes ecossistemas que oferecem serviços essenciais à sociedade, como meio de subsistência pela pesca e captura de recursos e fonte de água doce para a população. 
As lagunas, que sofrem influência da água do mar, e as lagoas costeiras, isoladas nos cordões arenosos e sem influência de água salgada, distribuem-se ao longo de toda a planície costeira de Santa Catarina, desde o litoral Norte (Laguna do Acaraí, município de São Francisco do Sul) até o extremo sul do estado (Lagoa do Sombrio, incluída nos municípios de Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres e Balneário Gaivota).

Leia mais...

Fisiologia de Peixes Aplicada à Piscicultura

Os peixes utilizados na piscicultura apresentam uma ampla variedade de hábitos alimentares, métodos reprodutivos, crescimento, ciclos de vida e respostas às alterações ambientais, de modo que qualquer cultivo deve levar em conta essas particularidades para um melhor resultado. Qual a dose de hormônio que deve ser aplicada para a indução da desova? Como determinar a quantidade de alimento a ser fornecida ao peixe para obter um melhor crescimento? Como a quantidade da água influência no crescimento do peixe?

Leia mais...

Livro "Ecologia de Pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia"

O livro "Ecologia de Pescadores da Mata Atlântica e da Amazônia" permitira aos interessados em ambientes de alta biodiversidade, em pesca, em pescadores, em peixes e em ecologia, obter conhecimento sobre Ecologia Humana e Etnobiologia. Ele descreve métodos de pesquisa em ecologia de pescadores e ecologia de pesca e apresenta ampla bibliografia das áreas biológicas e antropológicas. As ilustrações descrevem a beleza das regiões onde a alta diversidade ecológica e cultural merecem destaque, como as ilhas da costa sudeste do Brasil com os remanescentes da Mata Atlântica ou os rios da Amazônia.

Fonte: Editora Rima

Organizadora: Alpina Begossi

Acesse o livro online gratuitamente AQUI!

Livro “Ecologia da Pesca de Água Doce”

O livro “Freshwater Fisheries Ecology” (“Ecologia da Pesca de Água Doce”, tradução livre), foi lançado este ano pela editora de trabalhos científicos Wiley Blackwell. A obra é uma importante publicação sobre a pesca de água doce no mundo. A edição foi elaborada pelo pesquisador John Craig, que também é editor-chefe da revista “Journal of Fish Biology”, ou “Jornal da Biologia dos Peixes”.

A publicação contém 898 páginas falando sobre ecossistemas, o desenvolvimento e a gestão das pescarias, os efeitos das perturbações ambientais sobre as atividades, entre outros aspectos. Na seção sobre os recursos pesqueiros, o livro aborda as pescarias de água doce em todos os continentes.

Leia mais...

" Introdução às Ciências do Mar"

 

Publicado ano passado, o livro " Introdução às Ciências do Mar" tem como organizadores Jorge P. Castello e Luiz C. Krug  e apresenta uma introdução às Ciências do Mar, levando ao leitor uma síntese do conhecimento básico sobre os oceanos e processos dinâmicos que abrangem ramos das ciências naturais (Física, Química, Geologia e Biologia). O livro faz parte do incentivo à produção de material bibliográfico em português, tanto na forma impressa como digital, para uso dos estudantes de graduação e de pós-graduação da área de Ciências do Mar do PNT ( Plano nacional de trabalho) 2012-2015.

Leia mais...

Mais Artigos...