Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de N a S, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Condições de chuva e trovoadas no decorrer do dia com o avanço de uma frente fria. Para saber mais clique aqui.

Dicas de consumo

Manual identifica espécies de peixes para ajudar no combate à fraude

Com a correria do dia-a-dia toda e qualquer praticidade é muito bem-vinda. No momento da compra do pescado não é diferente. O problema é que, quanto mais beneficiado, filé ou postas por exemplo, mais difícil fica sua identificação. E as características que antes eram usadas para identificá-los são perdidas. Pensando nisto, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou em Brasília, nesta terça-feira (22), um manual de inspeção para identificação de espécies de peixes.

Leia mais...

Defumação de frutos do mar com chá

Se você é fã de frutos do mar defumados mas nunca teve coragem de fazer em casa, esta é a receita perfeita para você. A técnica chinesa de defumar com chá é super simples. Envolve o aquecimento de uma mistura de arroz e folhas de chá em uma panela funda ou uma wok forrada com papel alumínio até que a mistura comece a soltar fumaça. O alimento é cozido sobre uma grade ou panela de bambu. Tampe a panela para prender a fumaça e o sabor. É um processo rápido porque a comida cozinha enquanto defuma, e pode ser usado para preparar peixes, camarões, lulas, ostras e mariscos.

Leia mais...

Saiba identificar o sushi que você consome

O sushi faz parte da culinária japonesa e tem grandes adeptos pelo mundo. O alimento é rico em minerais, ômega 3 e possui um valor calórico mais baixo quando comparado a outras refeições. Os termos técnicos para a  enorme variedade de sushi pode parecer confuso para os apaixonados recentes. O guia publicado no Fish on Friday irá ajudá-lo a identificar os sete principais estilos de sushi.

Leia mais...

Como usar sobras de peixe

Fonte: Food52

Existem alimentos que a gente prepara em grandes quantidades para aproveitar as sobras durante a correria da semana. Este, definitivamente, não é o caso dos peixes. Quem já reaqueceu sobras de peixe no microondas sabe do que estou falando. Mas isto não quer dizer que peixes são casos de uma noite só, cujos vestígios devem ser apagados na manhã seguinte. É possível aproveitar sobras de peixe de várias maneiras, mas é preciso seguir algumas regras. A primeira é não tentar reviver o prato que passou. Sobras de peixe devem ser transformadas, e num prazo máximo de dois dias após o primeiro cozimento.

Leia mais...

Sabor do Mar: dê uma chance para novas espécies de peixes chegarem à sua mesa

Vamos fazer uma brincadeira: conte em seus dedos quantas espécies de peixes diferentes você costuma consumir. Foram muitas? Mais de cinco? O motivo desta pergunta é que, infelizmente, apesar das comunidades pesqueiras capturarem uma grande variedade de peixes, na área urbana o consumo é restrito a algumas poucas espécies. Uma enquete realizada na cidade de Laguna, Santa Catarina, mostrou que as pessoas conhecem e consomem em média cinco espécies diferentes. CINCO. E uma delas é o salmão, que não é nativo. Ou seja, apenas quatro espécies suportam hoje a grande maioria do consumo de peixes na região. Duas delas possuem medidas de proteção, como o tamanho mínimo de captura, e uma delas possui o status de ameaçada de extinção  na famosa "lista da 445". A enquete foi realizada como parte de um projeto de extensão pesqueira do curso de Engenharia de Pesca da UDESC, chamado "Sabor do Mar". Título nada original, eu sei, mas a intenção foi boa. O projeto teve como objetivo incentivar o consumo de espécies de peixes que são descartadas por não ter preço de venda devido à baixa procura.

Leia mais...

Mais Artigos...