Get Adobe Flash player

Preço do pescado

Previsão de tempo

Tempo e mar

Fonte: EPAGRI


MAR AGITADO E VENTOS FORTES

Chuí a Laguna

Sexta-feira, ventos de S a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Mar muito agitado e totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.. Para saber mais clique aqui.

Projeto de lei ajudará você a não comprar água com preço de peixe

Fonte: Seafood Brasil

As fraudes por glaciamento são uma questão importante para o setores da pesca e aquicultura, pois afetam a credibilidade dos produtos, geram desconfiança no consumidor e perda da competitividade da cadeia produtiva. Para tentar evitar este problema, o Projeto de Lei 3988/12, do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), está tramitando na Câmara dos Deputados. A proposta deve mudar a forma como a venda de pescado congelado é feita no país. Segundo o projeto, as embalagens de pescados (peixe, molusco ou crustáceo) deverão trazer a informação obrigatória do peso bruto do pescado e do peso sem o gelo, ou seja, "desglaciado".

O Ministério da Agricultura (Ofício-Circular GA/DIPOA nº 26/2010) admite que a adição de água tenha um limite máximo de 20% do peso do pescado, para evitar que o consumidor não compre água com preço de peixe. A adição de uma camada de gelo ao pescado congelado tem como função protegê-lo da desidratação e oxidação pelo frio. O problema é que esse glaciamento muitas vezes soma mais do que 20% (o que já é uma quantidade considerável). O deputado destaca que desde que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) entrou em vigor, a população brasileira conta com um instrumento legal que lhe assegura respeito à sua dignidade, saúde e segurança. Mas, segundo ele, há ainda situações em que o consumidor não conta com informações suficientes ou adequadas. A proposta está sendo analisada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e ainda vai passar pelas comissões de Defesa do Consumidor e também a de Constituição e Justiça e Cidadania.