Get Adobe Flash player

Observe Mais

Apoio

Quem nos Observa

Visitantes online

Temos 13 visitantes e Nenhum membro online

Fonte: Revista Polímero

Comparação entre Nanocompósitos de Polietileno/Nanotubos de Carbono e Polietileno/Nanolâminas de Grafeno obtidos por Polimerização In Situ

Resumo: Nanocompósitos de polietileno/nanotubos de carbono foram sintetizados através da polimerização in situ para serem comparados com nanocompósitos de polietileno/nanolâminas de grafeno, obtidos nas mesmas condições.

Leia mais...

Fonte: Revista Polímero

Reciclagem Química do PET Pós-consumo: Caracterização Estrutural do Ácido Tereftálico e Efeito da Hidrólise Alcalina em Baixa Temperatura

Resumo: Devido ao impacto ambiental causado pelo descarte de embalagens PET, a reciclagem desse material tem sido bastante discutida e avaliada. Em particular, a reciclagem química viabiliza a obtenção dos monômeros utilizados na fabricação da resina PET: o etilenoglicol (EG) e o ácido tereftálico (PTA). Por isso, estudos de otimização desse processo são importantes tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico.

Leia mais...

Fonte: Revista Polímero

Inflamabilidade de Nanocompósitos de Polipropileno/Argila Organofílica

Resumo: A inflamabilidade de nanocompósitos com três tipos de polipropileno (homo e copolímeros) contendo 5% de argila montmorilonita organofílica (Cloisite 20A), 5 e 15% de polipropileno enxertado com anidrido maleico como agente compatibilizante e 0, 0,5 e 1% de cis-13-docosenamida (Erucamida) como agente co-intercalante foi estudada através do teste de queima horizontal UL94HB. Concentrados foram preparados em misturador interno e diluídos com a matriz de polipropileno em extrusora de dupla rosca corrotacional com diferentes configurações de rosca e velocidades rotação de 240 e 480 rpm. 

Leia mais...

Fonte: Revista Polímero

Caracterização morfológica de nanomembranas de poliamida-66 dopadas com grafeno obtidas por electrospinning

Resumo: Neste estudo, investigou-se a síntese de nanomembranas por eletrofiação (electrospinning). A poliamida-66 (PA-66) foi usada para estudar a influência dos parâmetros operacionais (concentração do polímero, diferença de potencial elétrico aplicada, vazão da solução, distância entre ponta da agulha e o coletor) na morfologia das nanofibras.

Leia mais...

Fonte: Revista Polímeros

Desenvolvimento e caracterização de compósitos poliméricos à base de poli(ácido lático) e fibras naturais

Resumo: O presente trabalho busca avaliar o comportamento de compósitos que contêm em sua formulação um biopolímero originário de indústrias da agricultura sustentável. O biopolímero selecionado, poli(ácido lático), (PLA) e um polímero termoplástico (poliuretano), (TPU), foram misturados a fibras naturais (madeira e coco).

Leia mais...